O Mãe de Anjos começou por um post da Promessas no E-familyno dia 28/01/2011, nos identificamos e começamos a fazer com que a idéia não ficasse restrita ao post do E-family, então criamos esse espaço que é de todas, todas postamos, editamos, compartilhamos o que queremos, para participar do blog é preciso dar um pulinho no post do e-family é só clicar AQUI
Também temos um chat no msn o endereço esta na barrinha do lado do chat. Sejam Bem Vindas!!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Muco Cervical (Método de Billings)

Controle do Muco Cervical 
Existem vários tipos de secreções vaginais, uma delas é o muco cervical, uma secreção natural da mulher que se modifica durante o ciclo menstrual, em termos de volume, textura e aparência, dando pistas sobre a fertilidade da mulher.
O papel fundamental deste muco, durante a época fértil, é nutrir, proteger e ajudar os espermatozóides a chegarem a seu destino, ou seja, percorrerem o útero e penetrarem nas trompas para
irem de encontro ao óvulo.

Fase pré-ovulatória (período "seco"):
Logo após o final da menstruação, devido aos baixos níveis de estrógeno e progesterona, algumas mulheres não são férteis, pois não secretam muco, ou secretam muito pouco, que nesta fase se encontra grosso, opaco (branco ou amarelo), pastoso e se quebra quando esticado. Quando a mulher tem um ciclo menstrual muito curto, o período "seco" é ausente ou reduzido em dias.

Fase ovulatória (período fértil):
À medida em que a ovulação se aproxima, as criptas cervicais começam a produzir uma maior quantidade de muco, que a cada dia que passa, vai ficando mais fino, líquido, leitoso e escorregadio. Isso ocorre em razão do aumento da produção de estrógeno, e a mulher já pode notar uma sensação de umidade (sinal de fertilidade). No período onde é mais fácil engravidar, o muco fica transparente, claro, escorregadio e elástico quando em contato com os dedos, indicando que a ovulação está por vir. Quanto mais elástico o muco estiver, mais fértil a mulher estará. O dia do ápice da elasticidade do muco corresponde ao pico da secreção de estrógeno e, fisiologicamente, antecede a ovulação por não mais que três dias. Muitas mulheres comparam o muco desta fase com a clara de ovo, porém ele pode ser amarelado ou avermelhado.

Fase pós-ovulatória (período "seco"):
Aproximadamente quatro dias após o dia do ápice da elasticidade do muco, e devido ao aumento dos níveis de progesterona e diminuição de estrógeno, o muco diminui, volta a ser opaco e perde a elasticidade. Este período já não é mais fértil e a mulher entra no período "seco" pós-ovulatório, que vai até o final do ciclo menstrual.

Como verificar as características do muco:
O muco deve ser observado todos os dias, introduzindo-se os dedos polegar e indicador na vagina para em seguida separá-los a fim de verificar seu aspecto e elasticidade, que pode atingir uma distensão de 15 a 20 mm no dia do ápice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário